Roda de conversa “Caminhos para a Cultura Popular e Tradicional em Campina Grande”

  • Tipo da Atividade: Mobilização
  • Data: 28/03/2025
  • Participantes: 33
  • Parceiros: CENTRAC
  • Local: Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC) – PB

A roda de conversa, realizada em 28 de março no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), teve como objetivo principal inaugurar um espaço de escuta, troca e construção coletiva para o fortalecimento da cultura popular e tradicional na cidade.

O tema central foi “Caminhos para a Cultura Popular e Tradicional em Campina Grande” e o perfil de público incluiu artistas e fazedores de cultura de diversas linguagens, como capoeira, quadrilhas juninas, maracatu, forró, teatro e outras manifestações tradicionais, demonstrando a diversidade do segmento.

Os parceiros que colaboraram para a realização foram o Comitê de Cultura da Paraíba (por meio da OSC CENTRAC) e a Balaio Nordeste.

Como resultados, o encontro proporcionou um diagnóstico das necessidades do setor, com discussões sobre a necessidade de maior atenção à capoeira, o espaço reduzido para o forró tradicional, o fortalecimento das quadrilhas juninas e a urgência de mapear grupos de mamulengos. Houve também um resgate histórico das manifestações populares de Campina Grande, e a importância de reunir o segmento para estratégias conjuntas de valorização e visibilidade foi ressaltada. O evento foi enriquecido por apresentações culturais (contação de histórias com Joana Marques e Pedro Rot, e música com Pablo da Rabeca & Quarteto Bem Temperado).

A avaliação da ação foi de que o evento marcou um passo importante para o fortalecimento da cultura popular e tradicional em Campina Grande, sinalizando a abertura de novos caminhos para futuras ações e articulações entre os agentes culturais.

CONECTE-SE COM O COMITÊ

Siga-nos nas redes

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.

Siga-nos nas redes