Produção de Cordel: Mulheres que Inspiram
- Tipo da Atividade: Formação
- Data: 20/03/2025
- Participantes: 12
- Parceiros: Academia Princesense de Letras e Artes
- Local: Academia Princesense de Letras e Artes – Princesa Isabel – PB
A Academia Princesense de Letras e Artes, em Princesa Isabel, Paraíba, sediou uma oficina de cordel focada em mulheres vítimas de violência doméstica, como parte das ações do Projeto Ciranda das Auroras. O evento, que contou com a participação de 13 mulheres, teve como objetivo fortalecer o projeto por meio do diálogo sobre a complexidade da violência (psicológica, econômica e social) e usar a literatura de cordel como ferramenta de transformação social.
Sob a orientação da cordelista Nilda Cordeiro, o encontro abordou temas como a violência doméstica e o empoderamento feminino. A oficina foi avaliada como uma experiência extremamente positiva, pois a escrita do cordel permitiu que as participantes expressassem suas vivências e memórias dolorosas, transformando-as em versos de resistência. O processo culminou na criação do cordel “Mulher em movimento: Versos de dor e liberdade”, que promoveu a interação, desabafos e um espaço seguro para o compartilhamento de experiências.
A ação não apenas sensibilizou sobre a violência doméstica e valorizou a cultura popular nordestina, mas também incentivou a construção coletiva e o apoio mútuo entre as participantes.
CONECTE-SE COM O COMITÊ
Siga-nos nas redes
Grupo de Informes do Comitê
Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.
Siga-nos nas redes

