Segmento cultural Indígena 1

  • Tipo da Atividade: Mobilização
  • Data: 11/03/2025
  • Participantes: 22
  • Parceiros: Associação Cultural Balaio Nordeste
  • Local: Associação Cultural Balaio Nordeste – João Pessoa – PB

Em 11 de março de 2025, às 15h, a Associação Cultural Balaio Nordeste sediou um importante diálogo para valorizar os saberes indígenas na Paraíba. O encontro, que alinhou-se ao plano de trabalho do Comitê de Cultura da Paraíba e ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, reuniu representantes dos povos Potiguara, Tabajara e Kariri, além de membros do Comitê e da UFPB.

A reunião foi focada em um diálogo propositivo, resultando em um conjunto de pontos importantes para a valorização da cultura indígena. Foram destacadas as necessidades de reconhecer o grafismo indígena como arte e os povos indígenas como originários, e a importância de incorporar a língua tupi em pautas públicas. Também foi discutida a ampliação do reconhecimento e das políticas públicas para todos os povos indígenas da Paraíba, aldeados ou não, e o fortalecimento da cultura indígena por meio de projetos educacionais.

A avaliação da ação foi positiva, pois a reunião cumpriu seu objetivo de abrir um espaço de diálogo, resultando em encaminhamentos claros. Ficou decidido que seria elaborado um documento coletivo com as necessidades da cultura indígena para ser enviado ao poder público. Além disso, seria criado um Grupo de Trabalho para representar a coletividade, apresentar demandas e desenvolver um calendário de ações.

CONECTE-SE COM O COMITÊ

Siga-nos nas redes

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.

Siga-nos nas redes